quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mr. Mickey Mouse for president


Já não é de ontem que tenho cultivado a idéia de que se deveria pegar aquela listinha da unesco de locais patrimônio da humanidade e entregar a administração dos benditos para Disney. É, pode parecer loucura, mas vamos vencer este preconceito e parar para pensar sobre o assunto. Nunca aconteceu de você, caro telespectador, fazer toda uma dura jornada por esse mundão afora, tão-somente para ver um certo lugar X, chegar lá, e o negócio estar fechado, ou sujo e pouco cuidado, ou os atendentes serem incompetentes e mal educados, ou os banheiros mais fedidos que a Adubos Trevo S.A., em resumo, uma completa decepção? Neste momento, é de se pensar: como que esse pessoal pode ter tão pouca visão? Don't they know their business? Ora, esse tipo de coisa nunca aconteceria na Disney. pois quem já foi sabe que até a última gota de veia turística é explorada competentemente (e os banheiros são limpos). E, se partindo do nada, constroem se nos parques coisas fabulosas, uma terrinha dos sonhos, então imagina o que não se poderia fazer com as coisas de verdade. Ok, talvez tudo isso seja uma medida um tanto drástica, porém, seja como for, o que eu quero dizer é que a administração dos pontos turísticos deveria "pensar disney".

As fotos abaixo apenas demonstram meu ponto, pois são de locais super extra disney, tendo algum deles até mesmo inspirado a própria e excelsa empresa em toda a sua glória:

Essas duas fotos acima foram tiradas em uma cidadela da Bavária, tendo na verdade uma pequena historinha de fundo. É que, certa feita, quando o Leonardo resolveu inventar que queria ir para Cracóvia (sim, sim, vai entender), diante das minha enfáticas negativas, fui indagada para onde diabos então eu queria ir (naquele tempo - leia-se duas semana atrás- tínhamos um buraco em nosso roteiro). Foi aí que eu respondi que queria então ir ver um castelo alemão, que tinha inspirado o castelo da Bela Adormecida. Ainda que sem saber o nome ou o local preciso do dito cujo, eu sabia da existência dele, porque quando eu era criança recebi um postal da minha tia com a fotinho do bendito.
Apesar da descrença de que eu sequer fosse descobrir qual que era o tal castelo, já que não dava para por no google "castelo do postal da titia", para o embasbacamento do descrente Leonardo, o Neuschwanstein Castle, não só é famosíssimo, como é mesmo cartão postal da Alemanha.

Estas outras duas fotos são em Budapeste. A mais de cima não deixa dúvidas, qualquer semelhança não é mera coincidência. Sim, sim, é o castelhinho que sempre aparece antes do começo daqueles filmes clássicos tão adorados por toda a família pequeno burguesa que se preze. O segundo não é especialmente famoso, mais eu achei igualmente adorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário